terça-feira, 14 de abril de 2015

# Por que devemos fazer exercícios isolados?



O crucifixo peitoral na máquina (imagem) é um excelente exemplo para justificar o uso de exercícios isolados. Se pensarmos no princípio do uso de toda amplitude de movimento (ADM) no qual o músculo precisa ser alongado e encurtado ao máximo, isso é base de mecânica muscular.

Repare que a falha concêntrica ocorre com o músculo encurtado quando a máquina possui a roldana circular (comum), com CAMs o papo muda pra melhor. Exercícios multi-articulares, como o supino com a barra livre, não vão atender à esse princípio da mecânica muscular (a barra não permite o movimento completo).

Outra importante questão é o tipo de resistência. O mesmo exercício também pode ser feito com halteres, a diferença que existe grande variação de torque ao longo do movimento - maior no início e quase nulo no final da fase concêntrica. Infelizmente não existem evidências científicas (artigos) mostrando efeitos crônicos para tal teoria, mas também não existem evidências concretas que a desmentem.

Portanto, se existem várias possibilidades (exercícios) para treinar o músculo desejado e atender ao pressuposto citado, use-as com bom senso baseado na indicação de um treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário