Para você que exagerou durante o Carnaval, a recomendação é apostar em frutas e verduras, incluindo alimentos como couve, pepino, melancia e gengibre para se recuperar mais rápido da ressaca. O programa Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, dá dicas de alimentação para que o organismo possa se recuperar mais rápido.
Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, o detox pós-Carnaval deve consistir em uma alimentação diurética, indicada para aqueles que exageraram no consumo de produtos industrializados e de bebidas alcoólicas, para diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas.
— Esse tipo de dieta deve ser feita por um período curto, de no máximo 15 dias, porque junto com a eliminação de líquidos o corpo perde também minerais essenciais para o organismo.
A especialista do Meu Prato Saudável orienta ser importante garantir todos os tipos de alimentos na quantidade adequada.
— Metade das calorias diárias deve ser proveniente dos carboidratos, que são os alimentos responsáveis para garantir um bom funcionamento do metabolismo e fornecer energia necessária para as atividades do dia a dia.
Segundo Elisabete, os carboidratos integrais e com baixo índice glicêmico, como cereais, batata doce, aveia e outros produtos são mais eficientes para o organismo, pois não permitem a elevação dos picos de glicose no sangue e ainda fornecem fibras importantes para reduzir a absorção de gordura da dieta.
Para a médica, as verduras e os legumes também são essenciais no cardápio, pois esses alimentos possuem vitaminas e sais minerais em grandes quantidades para melhorar a função metabólica e agregar mais saúde no prato.
Além disso, ela recomenda consumir três porções de frutas no dia, com preferência para as cítricas e diuréticas que contém mais vitamina C e antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células. Entre elas estão melancia, morango, abacaxi, pera, pêssego e melão.
A médica ressalta que é importante escolher bem as proteínas.
— As carnes brancas e magras como frango e peixe são as melhores opções. O frango orgânico é o mais saudável. Entre os peixes, aqueles em ômega 3 reduzem a inflamação do organismo causada pelas toxinas e pelo excesso de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário