Falar sobre moda é algo que qualquer um se diz garantir baseando-se em seu estilo, coisa que não é errada. Mas a moda adotada pela maioria chega até nós através das grandes ditadoras de tendências, as mídias. E querendo ou não a gente acaba aderindo a algo que vimos em alguma revista ou novela. É inevitável, é concordância.
A verdade é que a roupa sempre acaba falando muito da nossa personalidade no meio em que vivemos e somos, meio que, obrigados a ficar um pouco por dentro do assunto.
O universo da moda masculina não para de crescer, hoje o homem se ver na obrigação de passar uma imagem ainda mais firme, independentemente de status e/ou condições financeiras. A preocupação com a aparência vai desde um simples par de sapato até produtos para maciar a pele. Estamos no século XXI, tempos em que o desleixo deixou de acompanhar o termo "macho alfa" e passou a ter seu real significado. E nos dias modernos, tenho certeza que você não quer isso pra sua vida.
Pensando nisso, listei dez peças que se for do seu conhecimento mostrará o quanto você sabe sobre moda voltada para homens... E se não souber, aproveita pra adquirir um conhecimento básico sobre...
1- Blazer
Nível mirim – não presta atenção no caimento, acabamento, tecido ou padrão, acha que o importante é o preço baixo e ter uma peça dessas no guarda roupas só para quebrar um galho. Só vai usá-lo em um casamento, mesmo com o dress code pedindo costume completo.
Nível intermediário – verifica se o caimento e o acabamento estão bons, tenta encontrar algo em lã fria com um valor decente e escolhe risca de giz, pois já tem um marinho liso que usa para reuniões de negócios e eventos um pouco mais alinhados.
Nível master – caimento e acabamento tem que estar perfeitos, lã fria e linho estão no topo da lista e como já possui várias peças de alfaiataria no armário está em busca de um belo padrão príncipe de gales ou window pane para criar um look estiloso e original.
2- Jaqueta de couro.
Nível mirim – porque gastar muito se uma peça feita de PU é igualzinha ao couro de verdade? A perfecto e a bomber são clássicas, mas tem aquela parecida com um modelo cheio de bolsos e zíperes que todo mundo está usando e se eu enjoar é só comprar outra no ano que vem.
Nível intermediário – imitação de couro, só se for de um modelo incrível e por um preço muito bom. A preferência é por design clássico e acabamento bem feito, uma peça para ser usada por muito tempo.
Nível master – o material e acabamento tem que ser perfeitos e se é para ter uma peça dessas no guarda roupas, que seja uma perfecto bem ajustada ao corpo, não importa se vai demorar meia década para encontrar a jaqueta ideal, é pouco se comparado ao tempo que ela permanecerá com você.
3- Sapato social.
Nível mirim – compra um de loafer de bico quadrado por indicação do vendedor que quer desovar o excesso de estoque e vai ser obrigado a usá-lo com terno, mesmo não sendo o calçado ideal para isso, mas quem liga? Sapato social é tudo igual!
Nível intermediário – compra um derby preto de bico arredondado com valor acessível, mas sabe que, no futuro, vai ter que investir mais em calçados de boa qualidade.
Nível master – compra um oxford cap toe preto para usar com costume e outro marrom com brogues para um look casual chic, faz questão da sola de couro e deixa um derby na lista de futuras compras.
4- Jeans
Nível mirim – vai pelo número de rasgos, lavagens, efeitos, bolsos e botões que a peça tem, mas não pensa nos ambientes em que irá usá-la e se ela é adequada para eles. Não tem um único jeans básico no guarda roupas e sonha com o denim da Diesel, mas não pela qualidade e sim pelo status.
Nível intermediário – entendeu que é preciso ter uma gama razoável de calças no armário e sabe que, dependendo da ocasião, o jeans básico é imbatível. Também tem palpitações quando ouve falar de jeans premium, nem tanto pelo status de uma calça cara, mas pelos diferenciais e estilo desse tipo de produto.
Nível master – sabe combinar jeans tão bem que até as calças de 100 reais ficam parecendo peças premium de mais de mil, portanto não dá muita atenção para marcas caras a não ser que elas ofereçam uma qualidade excepcional e na maioria das vezes prefere depositar sua confiança nas grifes tradicionais e consagradas.
5- Relógios
Nível mirim – acha o investimento em uma grife razoável muito alto, então acaba comprando um exemplar com pulseira de borracha de uma marca genérica, mas com uns detalhes diferentes e moderninhos que mais atrapalham do que ajudam. Em dois anos o relógio para de funcionar.
Nível intermediário – mesmo com o orçamento apertado, pesquisa na internet e nos shoppings um modelo que seja versátil e classudo que possa ser usado com diversos tipos de roupa e que seja durável.
Nível master – lê a respeito de alta relojoaria, mesmo que não tenha cacife para bancar um relógio caríssimo, aprende a respeito das complicações, calibres e modelos consagrados e usa o que já sabe sobre combinação com os diversos estilos de roupas para comprar um perfeito e clássico que esteja a seu alcance, mas sabe que deve pensar, no futuro, em um modelo esportivo e até em um outro mais descontraído para usar com roupas mais casuais. Entende o relógio como uma joia masculina e um investimento.
6- Camisas
Nível mirim – compra sem prestar atenção em caimento, entretanto usa slim fit porque todo mundo está usando, mesmo não tendo corpo para tanto. Adora os modelos com detalhes nas mangas, no colarinho ou nos botões, aliás acredita que camisas de classe são as mais chamativas.
Nível intermediário – descobriu que uma boa camisa é a soma dos fatores caimento, tecido de qualidade e acabamento, deixando os detalhes carnavalescos de lado. Também aprendeu a usar a peça para valorizar o traje e está investindo menos em camisetas, deixando-as para momentos mais descontraídos.
Nível master – sabe que além do caimento e do acabamento importa, e muito, a qualidade do tecido e suas características para poder enfrentar calor ou frio. Quando está com pouca grana visita outlets de boas marcas e arremata peças bacanas, mas quando o orçamento permite visita um camiseiro e faz sob medida.
7- Sapatos casuais.
Nível mirim – vai direto no sapatênis, afinal, é sapato, é tênis, não tem como errar. Acaba usando este modelo com tudo e em todas as ocasiões que não o obriguem a usar um sapato social ou intercala com um tênis de academia hype de sola com amortecimento de último tipo e que custou quase todo seu salário.
Nível intermediário – tem um sapatênis para lazer e passeio, também tem um sneaker descolado e simples para dar um toque divertido aos looks casuais, deixando um tênis de academia de qualidade, mas discreto, para quando vai fazer algum exercício físico.
Nível master – aprendeu a balancear o uso dos calçados, optando tanto pelo sapato quanto o tênis no dia a dia, dependendo do ambiente e do estilo do visual. Tem um modelo de sneaker bem leve para o verão e outro cano alto para o inverno ou meia estação, além de um com cara retrô/esporte para combinações descoladas. Só usa o tênis esportivo na academia, sabendo que nesses casos um calçado com tecnologia é fundamental, mas não vai atrás do hype, nem gasta um absurdo em um par desse tipo.
8- Camisetas.
Nível mirim – o que importa é a grife da moda, de preferência com o logo gigante, para todo mundo ver! Acha as camisetas básicas “coisa de pobre” e gasta tranquilamente mais com esse tipo de peça do que com qualquer outra de seu guarda roupas, mas como não entende muito de combinação de cores ou proporções e acaba criando composições pouco elegantes que não o valorizam.
Nível intermediário – está sempre atento ao tamanho correto da camiseta, comprando mais pelo estilo do que pela marca, muitas vezes pagando barato por peças incríveis, graças a esse costume. Tem um pouco de dificuldade com as coloridas e prefere ficar com os tons neutros para não errar.
Nível master – consegue pegar uma camiseta branca básica e baratinha e montar um look matador, quando compra uma estampada se esforça para encontrar alguma coisa original e minimalista que combine com tudo, já sabe as marcas que caem bem e tem modelos em diversas cores para não ficar limitado.
9- Óculos de sol.
Nível mirim – compra o modelo do momento, dando preferência aos mais chamativos e esportivos. Se o valor é muito alto troca pelo pirata ou pela cópia sem proteção UV e cuja armação vai se desfazer um 6 meses, quando isso acontece dá como desculpa o fato de não ter gastado muito com o produto, então recomeça o ciclo, comprando outros óculos de design e qualidade duvidosos, muitas vezes sem nem atentar se fica bom em seu rosto.
Nível intermediário – prefere óculos mais discretos, com proteção UV, mas não resiste ao modelo do momento, mesmo que ele não tenha ficado muito bom no rosto e, seis meses depois, acaba encostando o produto por não achá-lo perfeito. A partir daí começa a cruzada pelos óculos ideais.
Nível master – pesquisa os modelos que combinam melhor com seu formato de rosto, depois compara preços para encontrar o melhor custo benefício até se deparar com aquele que vai acompanhá-lo por anos. Sabe que para a prática de esportes existem modelos específicos e adquire um assim que pode, mas nunca “mistura as bolas” usando os dois sempre em momentos adequados.
10- Acessórios em geral.
Nível mirim – só compra o que está na moda e abandona assim que acha que aquilo está ultrapassado. Gosta de coisas extravagantes e se baseia no figurino dos caras da novela para escolher suas próximas compras, afinal a Globo nunca erra!
Nível intermediário – descobriu que os acessórios podem fazer uma baita diferença na hora de se vestir, então começou a prestar mais atenção nisso e a investir mais dinheiro nesse quesito, mas ainda se complica quando tem que inserir algo colorido ou estampado em suas combinações, assim como tem vergonha de usar certas coisas e fica exitante em comprá-las.
Nível master – está sempre de olho em algo original e de boa qualidade para complementar o look, entendendo a função do acessório para dar um toque a mais no visual. Sempre está avaliando se nada está exagerado e não é raro excluir alguma peça antes de sair de casa. Aproveita quando algum item mais raro está em alta para comprá-lo, mas não deixa de usá-lo quando passa a moda, pois tem estilo o suficiente para mantê-lo no repertório.
Texto intro: Jonni Sousí / Texto corpo: Conteúdo Masculino / Imagens e edições: Jonni Sousí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário