segunda-feira, 19 de maio de 2014

# Cuidados com o seu rosto

Se seu rosto está detonado por olheiras, bolsas, rugas. Então, mãos à obra para não ficar de cara feia! Aproveite que é inverno – melhor época para tratar a pele, já que muitos procedimentos exigem distância do sol para não provocar reações como manchas.  

Olheiras

Elas aparecem (1) por razões genéticas, que provocam a dilatação de vasos sanguíneos ao redor dos olhos deixando um tom arroxeado na pele; (2) devido à concentração de melanina, pigmento que escurece a pele; (3) com o inevitável passar do tempo, que causa flacidez. Fique ligado: bolsas nos olhos (leia mais ao lado) fazem sombra embaixo deles e podem dar a impressão de que você tem olheiras.
Como evitar Não abuse de cigarro, birita e noites maldormidas. Isso tudo pode dilatar vasos da pele e piorar as olheiras arroxeadas. Já as olheiras amarronzadas podem escurecer mais por meio de estímulos constantes na pálpebra inferior – o atrito de coçar a pele, por exemplo. Todo dia, de manhã e à noite, use um creme específico para a área dos olhos. Escolha um com cafeína e/ou ginkgo biloba, ativos que melhoram a circulação e a qualidade da pele.
Como tratar Olheira arroxeada é mais difícil de limar. “Requer  sessões de tratamentos mais agressivos, que evaporem componentes do sangue como a hemossiderina”, explica José Carlos Greco, dermatologista de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Os médicos combinam o Laser Nd:Yag e a luz pulsada. “Isso estimula a produção de colágeno [substância que dá sustentação à pele], tratando flacidez e rugas, e acaba com pigmentos.” Já para atacar olheiras amarronzadas, outros lasers, como o de rubi, também podem ser usados. Cremes complementam esses procedimentos. O repórter da MH, Bruno Acioli, testou o tratamento para olheiras arroxeadas. “O Nd:Yag não dói. O doutor Greco me fez pôr óculos de chumbo para proteger os olhos e disparou fachos do laser em minhas olheiras. Senti a região esquentar por segundos e só”, diz ele. “Já de luz pulsada, foram dois ‘tiros’ em sequência, que arderam um pouco. Mas valeu a pena! O médico falou que os resultados aparecem melhor após 28 dias (período de renovação da pele). Mas, ao sair da primeira sessão, notei que o escuro abaixo dos meus olhos já havia diminuído.” Quantas sessões são? De três a cinco, depende da pessoa.

Bolsas

Aparecem por causa da retenção de líquidos ou do acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. Fazem sombra na pele, dando impressão de que você tem olheiras e rosto de aspecto cansado.
Como evitar Quanto antes você começar a se cuidar, melhor. Diariamente, de manhã e à noite, use cremes para a área dos olhos com ativos como cafeína (que também favorece a drenagem linfática local), arnica e ginkgo biloba (ativam a circulação). Ao menos uma vez por semana ou sempre que notar a região dos olhos inchada, aplique uma compressa gelada. Isso provoca contração dos vasos locais e estimula a drenagem do excesso de líquidos, diminuindo o inchaço. O jeito mais prático é utilizar máscaras de gel (vende na farmácia) que você guarda no congelador e, depois, deixa sobre os olhos até descongelar.
Como tratar O dermatologista pode utilizar técnicas de radiofrequência e laser. “Dependendo do caso, complementa-se o tratamento com carboxiterapia, técnica que estimula a produção de colágeno e reduz o depósito de gordura local”, explica Greco. Uma cirurgia para retirar as bolsas também pode ser feita. Cremes complementam o tratamento.

Blefarite

É uma inflamação nas pálpebras e na base dos cílios. “Por motivos genéticos, glândulas sebáceas da região dos olhos produzem gordura em excesso, gerando ali uma dermatite seborreica (caspa). Ela causa irritação local e vira inflamação (a blefarite)”, diz Greco. O problema ainda pode se agravar pela ação de bactérias oportunistas. “Aí, começa o ciclo coça, descama, inflama, coça mais…”
Como evitar É um mal genético, mas você pode se prevenir contra a manifestação dele. Sempre que puder, fique longe de estimuladores das glândulas sebáceas: estresse e banhos muito quentes (se o espelho do banheiro embaçar em poucos minutos após o chuveiro ser ligado, é sinal de que a água está quente demais). Utilize produtos antisseborreicos no rosto, principalmente se você já tiver caspa no cabelo.
Como tratar Ao primeiro sinal de caspa nos cílios e irritação nas pálpebras, vá a um oftalmologista ou dermatologista. Eles podem indicar produtos antisseborreicos para o rosto e compressas de água boricada gelada, que possui ação antisséptica e inibe bactérias. Em casos mais graves, pomadas à base de corticoides e antibióticos podem ser recomendadas. Atenção: se você sofre de blefarite e vai investir em cremes contra olheiras, bolsas e rugas, fale antes com seu médico e teste a sensibilidade da sua pele antes de utilizá-los e evite mais irritações. Como? Passe o produto atrás da orelha e espere 24h. Se a pele coçar ou avermelhar, não use o creme na região dos olhos e avise o doutor.

Rugas

Sim, meu caro, os primeiros sinais de envelhecimento costumam aparecer na região dos olhos. É que a pele dessa área é muito fina, tem aproximadamente 0,4 mm de espessura – a pele da maior parte do corpo possui cerca de 2 mm de espessura!
Como evitar Eis três táticas antienvelhecimento: passe protetor solar para o rosto diariamente (mesmo na cidade), evite cigarro e não esqueça de usar óculos escuros sempre que estiver ao ar livre. Todo dia, em geral de manhã e à noite, também invista em cremes específicos para a região dos olhos, como os que promovem hidratação intensa e estimulam a produção de colágeno – são aqueles que contêm ativos como vitamina C, ácido hialurônico e retinoico, por exemplo. Se Botox inibe mesmo as rugas? “A toxina botulínica promove o relaxamento muscular local, diminuindo, sim, as rugas na área dos olhos. Mas isso dura cerca de quatro meses”, esclarece Macedo.
Como tratar De acordo com Macedo, a última novidade é a ponteira do aparelho Thermage de radiofrequência, manipulado somente por médicos. “Ela aquece a derme (uma das camadas da pele), contrai as fibras de colágeno e melhora a sustentação das pálpebras”, explica o doutor. Além disso, os especialistas podem aplicar peelings (procedimentos que estimulam a regeneração da pele) e indicar cremes à base de substâncias tensoras que dão firmeza (DMAE, argireline e tensine, por exemplo) e ácidos que renovam a pele ( como o retinoico).
50% mais danos na pele, provocados pela exposição ao sol, foi o que tiveram os homens que não usaram protetor solar em relação aos que utilizaram o produto. O dado é de pesquisas realizadas na Austrália.

TAPA À JATO

É hoje o encontro com ela e você está inchado e com olheiras? Seguem os truques para ir na boa

Faça compressas geladas com máscaras em gelElas diminuem o inchaço rapidamente. Deixe-as sobre a região dos olhos até alcançarem a temperatura ambiente.
Use um creme de ação temporáriaÉ um tipo conhecido no mercado como creme de “efeito Cinderela”. “Ativos tensores como raffermine, syn-ake, tensine, DMAE e liftiline atenuam rugas, olheiras e bolsas”, afirma Otávio Macedo, dermatologista de São Paulo e membro da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética. Mas lembre: o efeito passa em algumas horas. Leve o produto com você. “É só reaplicar quando acabar o efeito”, indica Greco.
Disfarce as olheiras com corretivoHá muito tempo, esse produto deixou de ser coisa só de mulher. Como escolher um? “O tom do corretivo deve ser bem próximo ao da sua pele”, explica Andreia Costa, beauty artist do salão Hair Pin, em São Paulo. Batendo o dedo anelar de leve sobre as olheiras, espalhe o corretivo do canto interno para o externo dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário