segunda-feira, 5 de maio de 2014

# O poder do Abacate

Hoje a dica de saúde é o ABACATE. Com 100g de abacate têm em média 170 calorias, 19g de gordura monoinsaturada, vitamina A, vitamina E, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

BENEFÍCIOS DO ABACATE

- O abacate é mais calórico em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois é rica em ácido oleico (gordura monoinsaturado), conhecido como a gordura boa.
- É capaz de prevenir doenças cardiovasculares - É rico em vitamina E, capaz de reduzir esteatose hepática (fígado gorduroso)
- Diminui a concentração de triglicerídeos - Reduz colesterol total e LDL.
- A vitamina E e a vitamina A, presentes no abacate, são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce - Previne o câncer e outras doenças.
- É rico em ferro, prevenindo anemias, potássio, magnésio e cálcio - Tem excelentes repositores de eletrolíticos.

ABACATE TEM FAMA DE ENGORDAR
Ele tem fama de engordar porque é mais calórico do que as outras frutas, por isso deve ser consumido com moderação. De qualquer forma, nunca deixo o abacate fora da dieta de quem quer perder peso pois pode até ajudar, por ter um poder de saciedade maior.

COMO INCORPORÁ-LO À DIETA
Normalmente oriento uma porção de até 100g, uma vez por semana, em algum dos lanches da tarde ou no pós-treino.

INDICADO PARA ATLETAS
O abacate pode ser recomendado para atletas por ser rico em calorias, ou seja, rico em energia para repor as perdas durante os treinos, aumenta força/níveis de energia para treinar e ainda acelerar o ganho de massa magra por ser um alimento saudável e calórico. Por ser rico em antioxidante, auxilia o desempenho esportivo e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, muito comum em atletas pelo excesso de atividade física.

Não costumo recomendar no pré-treino. Por ser um alimento rico em gordura e ter uma digestão mais lenta, pode atrapalhar o desempenho do treino, caso não tenha dado tempo para fazer a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário