segunda-feira, 11 de agosto de 2014

# Chá Verde para a Saúde do Atleta


O chá verde é feito a partir da infusão da folha e do broto da planta Camellia sinensis. Seus benefícios são devido a presença de mais de 4200 tipos de compostos como os flavonoides e as catequinas. Os principais grupos de compostos presentes são: epigalocatequina galato, epicatequina galato, galocatequina e epigalocatequina.

Muitos estudos vem analisando os componentes do chá verde de maneira isolada, principalmente a epigalocatequina galato no aumento do gasto energético, da transformação de energia em calor (termogênese) e da queima de gordura (oxidação lipídica).

Foi comparado o efeito da administração (3 vezes ao dia) de extrato de chá verde (contendo 50mg de cafeína e 90mg de epigalocatequina galato), cafeína (90mg) e placebo no gasto energético de homens saudáveis. O extrato de chá verde demostrou melhora na queima de gordura e propriedades termogênicas explicada não apenas pelo seu conteúdo de cafeína, ou seja grande parte do resultado foi devido a epigalocatequina.

A noradrenalina é um neurotransmissor estimulante da queima de gordura, a epigalocatequina, tem a capacidade de inibir uma enzima (catecol orto metiltransferase) que é responsável pela degradação da noradrenalina, ou seja, quanto mais epigalocatequina no organismo menor vai ser a ação da enzima que degrada a noradrenalina e maior vai ser ação desse neurotransmissor aumentando a queima de gordura.

O chá verde ajuda a oxidar (queimar) gordura, além de ser um ótimo antioxidante e vem sendo estudado no tratamento e prevenção de diversas doenças como diabete,câncer e arterosclerose, e pode ser encaixado em diversas estratégias nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário