segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Saúde: O que comer pré e pós treino?



Em busca de qualidade de vida, saúde e um corpo em forma, três pilares precisam ser fortalecidos e seguidos à risca – treino, suplementação e nutrição. Tendo isso como base, muitas dúvidas surgem de como se alimentar da melhor maneira, principalmente antes e depois da atividade física. Boas refeições podem melhorar o rendimento do corpo, além de serem importantes para o bem-estar.

A nutricionista Talita Cristina defende os alimentos que geram energia como essenciais para uma atividade física. “Antes do exercício, o atleta deve consumir alimentos que forneçam energia para o corpo, além de fontes de carboidratos devemos contar com uma base de proteínas também”, salientou.

Clique na imagem abaixo e veja:


Para Talita, comer bem antes da academia é fundamental para a saúde. “Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia”, explicou. “Além disso, o uso de carboidratos no pré-treino evita sintomas de hipoglicemia e de mal-estar”, completou.

É comum após os exercícios físicos o atleta substituir a comida por suplementos. Segundo a nutricionista, além da suplementação, é importante ter uma refeição completa no pós treino para “recuperar os músculos e as reservas glicogenias hepáticas”, sendo a base de proteína, carboidratos e muito líquido. “Com o pós-treino nossas fibras musculares sofrem lesões e com a recuperação do nosso corpo, o organismo tenta criar músculos mais fortes para se adaptar a novos exercícios”, comentou.

Talita alerta para os perigos de se exercitar em jejum, isso porque há um impacto no organismo pela falta de alimentos. “Falta de disposição, desânimo, visão turva e cansaço são sintomas que podem aparecer e prejudicar a atividade, a consequência inevitável é que o desempenho estará prejudicado e, portanto, o gasto calórico da atividade pode ser comprometido, ou seja, o rendimento pode ser menor e o propósito de perda de peso estará minimizado”, advertiu.

Outro fator fundamental é a hidratação. “Não devemos esquecer de beber água, sucos naturais e isotônicos que após o exercício físico recuperam os eletrólitos e minerais perdidos pelo suor durante o treino, tais como: potássio, sódio, cloreto”, abordou Talita.

Sabendo da importância de uma boa alimentação para o rendimento e recuperação muscular em atividades físicas, a Talita preparou para os leitores da Suple4 um cardápio com sugestões do que ingerir antes e depois dos treinos.

Fonte: http://www.suple4.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário