segunda-feira, 14 de abril de 2014

# Os benefícios de andar de bicicleta e caminhar


Todo mundo sabe que a prática de exercícios traz uma série de benefícios para o corpo, estimulando o funcionamento dos músculos e órgãos. Por isso, que tal dar o pontapé inicial para uma vida mais saudável? Você pode começar com hábitos fáceis como caminhar ou andar de bicicleta. O desempenho dessas atividades, além de divertir, também nos traz uma série de vantagens como o emagrecimento, por exemplo. Conheça algumas delas.

Andar de bicicleta faz bem 
Quando você anda de bicicleta, a força que exerce sobre os pedais desenvolve a musculatura das pernas e você também adquire um físico mais vigoroso. O uso desse tipo de veiculo facilita a locomoção e colabora para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, além de beneficiar seu sistema respiratório. Mas não se esqueça: Para não correr riscos na hora de andar de bicicleta, consulte um médico, faça alguns exames para conhecer o seu condicionamento e resistência e mantenha-se sempre hidratado. Cultive o hábito de consumir água e reponha assim suas energias.

Caminhar é ótimo para o coração...
Você não pode imaginar o que este exercício aeróbico pode trazer de bom para a sua saúde! Caminhar não é simplesmente uma atividade leve, para pessoas não-atléticas. Este hábito é bom para tudo e seus benefícios para a saúde são particularmente significativos nas mulheres. Um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz suas chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame. Estima-se que centenas de milhões de mulheres pelo mundo sofram desses males. Vai dizer que você não tem tempo para uma caminhada diária de meia hora?

Ajuda a ter uma boa noite de sono...
Uma caminhada rápida à tarde irá colaborar para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa seu corpo. O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono. Apenas evite andar duas horas antes de ir para a cama. É muito tarde para resfriar o corpo.

Faz você se sentir mais feliz...
Andar pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Uma caminhada de 30 minutos pode fazer você sentir-se melhor quando está triste. Amplie este tempo para 90 minutos, cinco dias na semana, e você sentirá uma grande melhora. A explicação: Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor.

Mantém a magreza
30 minutos de caminhada por dia pode prevenir ganho de peso em pessoas sedentárias. Pesquisadores também descobriram que as pessoas que andam por uma hora, cinco dias por semana e consumiam 1.500 calorias por dia perderam 11 quilos e mantiveram o novo peso ao longo de um ano. Imagina ficar livre desses quilinhos? Não tem preço!

O que interessa é que, independentemente da idade, se você caminha ou anda de bicicleta, tem boas chances de ajudar a manter a sua mente ativa, especialmente se você praticar essas atividades com seus amigos; a conversa é um excelente estimulante cerebral. Apenas 30 minutos de passos ou pedaladas, três vezes por semana, faz maravilhas, pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário