segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

# Qual o treino ideal de musculação?


Um dos maiores problemas na ciência do treinamento está em estabelecer a quantidade ideal de treino. É muito comum eu escutar das pessoas "Quantos exercícios eu faço?" "Qual o tempo ideal para se concluir um treino?".

Apesar de ser impossível estabelecer a série ideal para todas as pessoas em termos quantitativos (volume) e qualitativos (intensidades) pode-se ter certeza que o problema com o treino da maioria das pessoas é que elas simplesmente exageram na quantidade e pecam na qualidade.

A musculação possui inúmeros métodos de treinamento e variáveis, tanto em termos quantitativos (volume) quanto em termos qualitativos (intensidade) que podem ser trabalhados em um treino eficiente, porém Gentil (2005) constatou que treinos volumosos são a piores estratégias para aumento de massa muscular.

Devesse ter em mente que devemos priorizar a qualidade do movimento e em últimos casos, se houver necessidade, aumentar o número de séries do treino. Ótimos resultados a nível de hipertrofia muscular podem ser obtidos através de treinos com 6 a 9 séries TOTAIS em cada sessão de treinamento, veja bem, eu disse SÉRIES e não EXERCÍCIOS. Distribuindo essas séries em um treino, poderíamos utilizar 3 exercícios com 3 séries em cada. Só isso? Sim, só isso.

Enquanto vocês se preocuparem mais com o tempo que passam na academia do que com a qualidade e intensidade dia exercícios, seus "ganhos" serão sempre os mesmos. É muito difícil abandonar práticas arraigadas, mas devemos ter coragem e sabedoria para trocar o velho pelo novo quando isso nos fizer evoluir.

Diante de um novo desafio dois tipos de comportamento podem surgir: o perdedor em potencial, que está satisfeito com sua condição e não aceita o desafio por temer se tornar pior, pois considera sua situação boa demais para sua mediocridade; e o vencedor em potencial, que sempre procura melhorar, aceitando desafios e tornado-se referência aos demais. Então me diga: quem você é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário